Como Organizar seu Casamento


Não esqueça que quanto antes você iniciar os preparativos, mais vai diluir os gastos. Porque todos os fornecedores exigem pagamento até a data do evento.

Acho que o tempo ideal para preparar uma festa de casamento é de 14 a 12 meses, com um cronograma mais ou menos assim:

14 Meses Antes do Casamento 

- Marque a data. Sim, é bastante antecedência. Mas não significa que vocês não podem já estar morando juntos antes desta data. Com 14 meses você poderá se organizar muito melhor, sem stress, e ganhar muitos descontos! 

- Se forem fazer uma cerimônia religiosa, já reservem a data na igreja. Quando fomos reservar nossa data com 12 meses de antecedência todos meus amigos disseram que eu era doida. E, adivinha! A data já estava reservada! 

12 Meses Antes do Casamento 

- Decidam o tipo de evento: brunch, almoço, bolo com champagne, jantar, com cerimônia religiosa ou sem, se a cerimônia será na igreja ou no local da festa, simples, sofisticada, grande, pequena. 

- Estabeleça suas prioridades. Não importa o tamanho da festa ou do orçamento, alguns sonhos não podem faltar. Para isso você precisa saber exatamente quais são estes sonhos, nos quais você vai investir, abrindo mão de outros não tão importantes. Por exemplo, algumas pessoas sonham com um bolo de vários andares, divino e maravilhoso. Então esta deve ser a prioridade. No começo eu pensava em ter um bolo assim. Mas como não estava nas nossas prioridades acabamos trocando o bolo por um show de fogos de artifício. É muito difícil ter tudo. Então escolha bem aquilo que realmente importa. 

- Estabeleça um valor médio de gastos. Não esqueça de incluir: documentação, decoração (igreja e salão), vestido e acessórios, festa (aluguel do salão, comida, bebida, lembrancinhas, bolo, cerimonialista etc), cerimônia, maquiagem, cabeleireiro, motorista, Fotógrafo, lua-de-mel. Não subestime seu orçamento, para não ter uma surpresa desagradável no final. 

- Decidam quem vai pagar pela festa. Se forem os pais (do noivo ou da noiva) tenha em mente que o casamento não será só seu, mas dos pais também, e você precisa ter bastante serenidade e paciência para aceitar as ideias e vontades deles. Quem paga pela festa tem direito de opinar. E você tem que aceitar isso.

- Pesquise muito (principalmente em nosso blog rsrsrsrs). Quanto mais você pesquisar, menos vai gastar. Faça uma pasta em seu computador com os vários tópicos da festa (decoração, vestido, buffet, comida, convites, lembrancinhas, bouquet, fotografia e filmagem, bolo etc) e já vá armazenando nestas pastas tudo que você estiver pesquisando e todos os orçamentos e ideias que você tiver! Pode ter ceerteza que esta pequena dica de organização vai poupar muito trabalho e facilitar bastante a sua vida!

- Comece a lista de convidados, e já vá anotando nome, endereço e telefone aos poucos. Reveja a lista várias vezes para não esquecer ninguém. Veja nosso post sobre como montar a lista de convidados para dicas! 

- Visite os lugares para a festa e os Buffets que achar interessante. Quanto antes você reservar melhor será o valor, e menor será a chance de sua data já estar ocupada no lugar dos seus sonhos. Se você conseguir se decidir por uma empresa confiável com uma no de antecedência, não perca tempo e faça já a sua reserva. 

- Se vocês não tem ainda uma casa montada, este é o momento para começar a montar o Enxoval aos poucos. 

- Escolha o seu consultor/cerimonialista. Mesmo que você goste de fazer tudo sozinha, esqueça esta opção para o dia do casamento. Acredite, neste dia você vai precisar de ajuda, ou você não aproveitará nenhum minuto da festa, pois terá que ficar resolvendo coisas com os garçons, limpeza de banheiro, entrega de lembrancinhas e várias outras situações deste tipo. A ajuda profissional é fenomenal nestas ocasiões. Mas se você realmente não tiver dinheiro para contratar alguém nem para o dia da festa, tenho certeza que você encontrará uma amiga, prima ou tia engajada, e que queira ajudar você a organizar tudo. Isto é algo bem comum nos EUA, onde a noiva tem uma madrinha especial, que ajuda em toda a organização do casamento. Aproveite a ajuda! 

Nunca é demais lembrar! Não se sobrecarregue e não faça drama! Não espere perfeição, e não se preocupe com detalhes muito pequenos, que pouco vão fazer a diferença no final! Aceite que algumas coisas não vão sair como planejado, mas que vocês serão muito felizes do mesmo jeito!!!




11 Meses Antes do Casamento 

- Comece a pesquisar e reservar a Lua-de-mel. O brasileiro está viajando como nunca viajou antes, e as passagens estão bem mais concorridas, e os preços mais altos. Para conseguir bons preços você precisa fazer tudo com muita antecedência, tanto para viajar para o exterior como para viajar dentro do Brasil. Pesquise em agências e também on line, em sites como booking e tripadvisor. Se vocês planejam usar milhas, quanto antes melhor. E tente reservar a data da viagem para 2 dias depois da festa (se a festa for sábado, viagem apenas na segunda). E já tome providências como passaporte, vistos e vacinas. 

- Continue montando suas “pastas” no computador com todas as decisões que precisarão fazer nos próximos meses, anotando dicas de serviços que deseja contratar, nomes dos profissionais, telefones e endereços, orçamentos de buffet, carro, fotos, vídeo, flores, roupas, alianças, sapatos, roupas das daminhas, do noivo e pais e padrinhos. 

10 Meses Antes do Casamento 

- Entregue os “guarde a data” aos convidados! É super simpático. Pode ser um pequeno cartãozinho (veja os modelos no nosso blog), ou mais elaborado. Entregue apenas para as pessoas que você já tem certeza que serão convidadas. 

- Comece a pensar no seu Vestido. Pesquise modelos, estilistas, lojas e ateliês. Algumas lojas grandes vendem os vestidos por preços parecidos com o do primeiro aluguel (cerca de 20 a 25% a mais do que o primeiro aluguel). Pense bem antes no quanto você quer gastar, e tenha em mente que você pode ficar linda gastando muito ou pouco. Não é o valor que vai fazer você brilhar! 


9 Meses Antes do Casamento 

- É hora de vocês fazerem um check-up de saúde e todos os exames pré-nupciais. Também é uma boa oportunidade para vocês fazerem um clareamento nos dentes ou outros tratamentos de beleza. Não deixe nenhum tratamento de beleza que você nunca fez antes para a última hora. Por exemplo, nunca faça um botox ou peeling às vésperas do casamento se você nunca fez este procedimento. 




8 Meses Antes do Casamento 

Já está na hora de começar as reservas dos serviços mais importantes!

Como sempre, para garantir o serviço do profissional que você quer, não deixe para a última hora. Quanto antes, mais garantido!

- Então, já vá fechando seus contratos com fotógrafo, filmagem, banda/DJ, decoradores, gráficas, empresas de aluguel de carros. 

- E, claro, continue suas pesquisas na internet!

- Defina agora o local da festa. Não adie mais esta decisão, e já reserve o local, pois esta é uma das decisões mais importantes da sua festa.

- Também já é hora de fazer as provas das doceiras e buffets para começar a montar o cardápio. 

- Termine a lista de convidados. Agora vem a parte difícil: você precisa começar a confirmar a grafia dos nomes de todos os convidados, além dos telefones e endereços. Isto pode ser bem trabalhoso. Mas é melhor fazer bem certinho, ou pedir ajuda de alguém para fazer isso, pois não há nada mais chato que errar o nome do convidado.



7 Meses Antes do Casamento 

- Escolha e convide os padrinhos, madrinhas, pajens e daminhas. Faça o convite pessoalmente, evite usar telefone, e-mail ou correio (a menos que as pessoas residam em outra cidade). 

Faça o convite de uma forma especial. O jantar de noivado é uma boa oportunidade para o convite. Mas se não for possível, faça um jantar ou um cartão especial, explicando o motivo pelo qual você escolheu a pessoa. 


Para a escolha das daminhas e pajens dê preferência aos parentes e amigos. Você pode ter certeza que sua festa será muito mais feliz se você escolher filhos de pessoas próximas e queridas, ainda que não tenham a aparência adequada (como peso e altura iguais) do que se você escolher crianças lindas e com tamanho ideal mas que não tenham relação com o casal. 

Nada de escolher “daminhas profissionais”. O casamento é uma celebração íntima e não um desfile de moda! 

Para as mães é uma honra ter seu filho convidado para ser pajem e sua filha convidada para ser daminha. Então, não deixe de prestigiar as pessoas amadas neste momento. 

O mesmo raciocínio serve para a escolha dos padrinhos. Este não é o momento para compromissos profissionais. 

Escolha as pessoas mais queridas e próximas que fazem parte da sua vida. Podem ser amigos de infância, amigos de seus pais que você conhece desde que nasceu, ou uma pessoa que tem um lugar especial no seu coração por qualquer outro motivo. 

Alguns livros de etiqueta falam em 1 casal para cada noivo, ou no máximo dois. Sinceramente, hoje em dia acho que esta regra esta ultrapassada, e serve apenas para o casamento civil. 4 casais para cada noivo é totalmente aceitável. Mais do que isso só se a festa for muito grande. 

Você também pode inventar, escolhendo amigas da noiva para madrinhas, e amigos do noivo para padrinhos, assim como fazem nos EUA! Essa é uma boa opção para casais mais novos.

No Brasil acho que os padrinhos tem pouca participação no casamento. Mas você pode inovar, envolvendo os padrinhos em preparativos, jantares, ou qualquer outra forma de mostrar que ser padrinho significa muito mais do que entrar na igreja antes dos noivos. 

- Se ainda não souberem onde vão morar, intensifiquem as buscas. 

Em pouco tempo vocês estarão dividindo o mesmo teto (se já não estiverem), e é importante escolher o lugar para iniciar a vida em comum. Seja uma casa alugada, casa nova, apartamento. O importante é já ir deixando tudo prontinho!





- Confirmem a Lua de Mel e Documentos!

Hoje em dia a compra adiantada dos pacotes, passagens e hotéis redem grandes descontos. Se vocês forem viajar com milhas, por exemplo, quanto antes comprar melhor! E se forem viajar para o exterior, melhor deixar toda a documentação já preparada! Garantam estes momentos maravilhosos, que serão especiais para todo o sempre!

6 Meses Antes do Casamento 


Não deixa para última hora. Agora que você já pesquisou muito, é hora de fechar os contratos!

Não esqueça de fazer todos os contratos por escrito, com todos os detalhes que você puder pensar. Melhor se prevenir do que amargar depois! Na hora da empolgação não queremos pensar nestes detalhes, mas é muito importante ter tudo por escrito para o caso de algo dar errado.

Então, mãos à obra! Hora de assinar os contratos:

Contrate os serviços de buffet, decoração, Fotos e vídeo, músicos, docinhos, Estacionamento, segurança, aluguel de carro etc. 

Guarde todos os contratos em uma pasta própria!


0 comentários:

Postar um comentário